Biografia

Leia a citação póstuma de Aldo Fornazeri, com dados biográficos

         SÍNTESE BIOGRÁFICA

         Adelmo Genro Filho nasceu no dia 25 de dezembro de 1951, em São Borja, Rio Grande Sul. Em 1953 mudou-se com a família para a cidade de Santa Maria, também no interior do Rio Grande do Sul. Lá residiu até 1982.

         Formou-se como jornalista em 1975 pela Universidade Federal de Santa Maria. Desde adolescente exerceu intensa atividade política, como líder estudantil e membro de organizações políticas que resistiam ao regime militar.

         Em 1976 foi eleito vereador em Santa Maria, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), exercendo mandadato até 1982, quando transferiu-se para Florianópolis e ingressou, através de concurso, como professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

         Na UFSC cursou o mestrado em Ciências Sociais, concluído em 1986, apresentando como tese de dissertação um trabalho sobre teoria do jornalismo que resultou na publicação com o título de O segredo da pirâmide.

         Em 1987 licenciou-se da UFSC e, transferindo-se para Porto Alegre, foi um dos fundadores do Centro de Estudos de Filosofia e Política (CeFiP), vivendo um período de intensa produção. Em 1988 Adelmo continuaria licenciado da UFSC para desenvolver pesquisas e atividades no CeFiP. Em fevereiro de 1988, entretanto, veio a falecer tragicamente, em Florianópolis, no Hospital da UFSC, em decorrência de uma virose que, em poucos dias o levou à morte, sem que os médicos conseguissem debelá-la.

         Adelmo foi casado com Letícia Pasqualini, com quem teve duas filhas, Júlia e Bruna. Posteriormente casou-se com Márcia Soares, com quem viveu até falecer.

         Partidariamente militou no MDB e, posteriormente, no Partido dos Trabalhadores (PT). Na clandestinidade, atuou no Partido Comunista do Brasil (PCdoB), na dissidência do PCdoB e, posteriormente, no Partido Revolucionário Comunista (PRC).

         Como jornalista atuou no jornal A Razão, de Santa Maria; no Semanário de Informação Política, de Ijuí e no Jornal Informação, semanário da imprensa independente, de Porto Alegre.

         Publicou sete livros, sendo três em conjunto com outros autores, e dezenas de artigos em jornais e revistas.

Topo da página