NOTÍCIAS

28/6/2000

Emoção e reconhecimento
no lançamento do site

No dia 27 de junho foi lançado o site sobre a vida e obra de Adelmo Genro Filho, jornalista, escritor, político, professor e intelectual. O evento, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, ocorreu no plenarinho da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre. Doze anos após sua morte, a cerimônia de lançamento da página de Adelmo na Internet transcorreu num clima de contida emoção. O reconhecimento da necessidade de tornar pública a obra de Adelmo pareceu superar a comoção de familiares e amigos.

O jornalista Daniel Herz, coordenador editorial do site, citou uma nota póstuma de Adelmo, elaborada por Aldo Fornazieri "a grande maioria dos mortos permanecem como uma lembrança quieta na sombra das famílias. O que sobrevive é a produção consciente e socialmente significativa dos indivíduos. Quanto mais universal esta produção for, mais ela sobrevive, porque foi mais consciente e significativa. Quanto mais significativa e universal for a vida de um indivíduo mais significativas e universais serão sua história singular e sua biografia".

Daniel fez a apresentação do site que contém a bibliografia publicada e inédita de Adelmo, além de documentos e fotos pessoais. Destacou que sua obra se desdobra em textos de filosofia, política e jornalismo, mas é nas formulações filosóficas que reside o seu maior vigor. "Foi a partir da filosofia que Adelmo fez avançar sua elaboração sobre política e jornalismo", salientou Daniel.

Celso Schröder, presidente do Sindicato dos Jornalistas, afirmou perceber o site como o pagamento de uma dívida, não só com a memória de Adelmo. Lembrou haver uma dívida que a disponibilização de sua obra pode ajudar a saldar, "principalmente, com a sociedade brasileira, tão carente de pensamentos e ações que se contraponham à sistemática e planejada destruição do espaço político. Mas também com a esquerda em geral, que necessita urgentemente de novos rumos que a libertem das experiências autoritárias e a preparem para, cada vez mais, exercer a direção real da humanidade no sentido da sua emancipação. E com os jornalistas brasileiros, que ainda se debatem entre as dúvidas do seu papel social e a massacrante ação de uma mídia monopolizada". Schröder também ressaltou a importância de ser escolhida a Internet como tecnologia usada para divulgação da obra de Adelmo. "A característica de modernidade deste veículo traduz perfeitamente a preocupação de Adelmo de entender, se apropriar e transformar a realidade, fazendo da contemporaneidade elemento revitalizador e dialeticamente indispensável".

Adelmo Genro, pai do jornalista, falou como representante da família, mencionando a importância da criação do site para a divulgação da obra de Adelmo. Ele lembrou que seu filho tem sido citado como um homem que influenciou uma geração inteira de jornalistas, intelectuais e políticos que hoje brilham no Rio Grande do Sul. Concluiu agradecendo a todos os colaboradores que ajudaram a viabilizar o site.

Compareceram à cerimônia mais de 90 pessoas, entre familiares, amigos e autoridades que conviveram ou tiveram contato com a obra de Adelmo Genro Filho. Dentre entre eles estavam presentes o vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o deputado estadual, Paulo Pimenta, o ex-prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro, a vereadora, Sônia Saraí, o vereador, Adeli Sell, o vereador, Helio Corbellini, o secretário de Ciência e Tecnologia, Adão Villa Verde, o presidente da FEE, José Alonso, a ex-secretária de Cultura, Margarete Morais, o procurador do município, Cláudio Hiran Duarte, o ex-secretário municipal de Obras, Estilac Xavier, a coordenadora de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maria Helena Weber e o professor da Pontifícia Universidade Católica, Pedrinho Guareschi.

(Célia Stadnik)

Veja também: Cobertura fotográfica do lançamento do site de Adelmo em Porto Alegre